Foram pouco mais de seis meses de construção e o novo prédio, composto por dois pavimentos, que abrigam o estande fixo e o Escritório Regional do Senar Minas em Uberaba, já está funcionando. O prédio será inaugurado dia 28 de abril, às 17h30. Cada um dos pavimentos levará o nome de personalidades ligadas ao agronegócio, que ajudaram no desenvolvimento agropecuário de Minas Gerais e do Brasil. O estande fixo terá o nome de Antonio Ernesto de Salvo e o escritório regional homenageará Alysson Paulinelli.

No dia 28 de abril pela manhã haverá reunião da CNA e, à tarde, será realizada a Assembleia da Confederação, com a participação dos presidentes das 27 Federações da Agricultura e Pecuária de todo o Brasil. Aproveitando a visita do presidente da CNA, João Martins, do secretário executivo do Senar Brasil, Daniel Carrara, e dos presidentes das Federações, em 29 de abril, durante a abertura da 83ª Expozebu, CNA e ABCZ assinarão convênio que incluirá a Confederação entre as entidades parceiras do Pró-Genética. O programa existe desde 2006 e é voltado para pequenos e médios produtores que podem adquirir touros, por meio de linhas específicas de financiamento.

Senar Minas em Uberaba

O Escritório Regional de Uberaba foi o primeiro do Senar Minas no interior e presta serviços a produtores e trabalhadores rurais desde 1994. Nos últimos três anos, fez parte da estrutura do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba e desde o começo de abril está atendendo no Parque Fernando Costa.

Após esforços e doação do terreno pela ABCZ (espaço localizado ao lado esquerdo, na esquina da segunda rua, pela entrada principal do Parque Fernando Costa), CNA, Senar Brasil, FAEMG e Senar Minas concretizaram o desejo da construção do estande fixo e o Escritório Regional número 1. O prédio cedido ao Sistema FAEMG pelo Senar Brasil será administrado pelo Senar Minas.

Com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento às famílias rurais e cada vez mais aproximá-las da “Escola do Campo”, o local de fácil acesso propõe nova fase de relacionamento entre instituições e pessoas. Com a mudança, será ainda mais intensa a possibilidade de divulgação e inscrição para os cursos e treinamentos realizados pelo Senar Minas.

Homenageados:

Antonio Ernesto de Salvo (1933-2007)

O pecuarista nascido em Curvelo (MG), apaixonado pela raça Guzerá, era engenheiro agrônomo formado pela Escola Nacional de Agronomia da Universidade Rural do Brasil, no Rio de Janeiro. Foi presidente da FAEMG e da CNA por seis vezes.

Foi diretor da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), presidiu o Conselho Deliberativo do Senar e atuou como membro titular do Conselho Político Empresarial; do Conselho Nacional do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego; do CONSAGRO (Conselho do Agronegócio), do Mapa; do CNPA (Conselho Nacional de Política Agrícola) e do Conselho Assessor da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Alysson Paulinelli

Mineiro de Bambuí, formado em agronomia pela Universidade Federal de Lavras, é considerado o reinventor da agricultura nacional, com a criação da ILPF. É especialista nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Um dos responsáveis pela criação da EMBRAPA e pelo desenvolvimento do Proálcool, foi secretário da Agricultura por três vezes em Minas Gerais.

Foi ministro da Agricultura no governo Ernesto Geisel, presidiu a CNA e foi deputado constituinte. Em 2006, Paulinelli recebeu o Prêmio Mundial de Alimentação, por ter contribuído para o avanço do desenvolvimento humano no aprimoramento da qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo.

Fonte: Faemg