Vinte produtores de peixe de Pedrinópolis foram reunidos em duas turmas para o curso Criador de Peixe / Tanque Rede. A capacitação foi possível graças à parceria do Senar Minas com o Sindicato Rural de Uberaba. Nas 24 horas de curso, a instrutora Amônia Silva Oliveira repassou informações desde a escolha do local ideal para se implantar os tanques rede, até como proceder na cria, recria e engorda de peixes.

 Curso de Piscicultura forma duas turmas em Pedrinópolis

“Para as pessoas que estão interessadas em trabalhar com piscicultura, é primordial analisar o local e a água. Desde a qualidade, profundidade, quantidade de vento; o acesso fácil para chegada do peixe e ração e os animais que serão usados. Depois, é preciso se capacitar, porque assim é mais fácil gerir o empreendimento. Temos exemplos de pessoas que começaram com 10 tanques e, em quatro anos, passaram para mais de 150. Isso tudo nos diz que a piscicultura é um excelente negócio e que está em expansão no Brasil”, explica Amônia.

A cidade, que vive do agronegócio e, principalmente, do cultivo e comercialização de hortifrútis, têm também uma boa disposição para a piscicultura. No rio Quebra Anzol, que circunda o município, a criação de peixes tem crescido, mas muitas vezes sem a gestão ideal dos criatórios.

 Curso de Piscicultura forma duas turmas em Pedrinópolis

Este é o caso de Karen Lana Ferreira Lemos. A criadora tomou gosto pelo trabalho ao ajudar o pai e resolveu tocar o negócio. Com quatro funcionários, Karen entrega em média 25 toneladas por mês de peixe para o comercio em toda região, mas, para atender a todos os pedidos, é necessário comprar tilápia de terceiros. Depois do curso do Senar, a proposta é ampliar a produção.

“Eu estou há um ano trabalhando com isso e, para mim, que estou começando, este curso vai ajudar na avaliação dos custos de produção e na gestão do meu negócio. Além disso, capacitando meus funcionários eu posso cobrar deles o que é o certo, porque eles aprenderam e eu também. Com o curso do Senar eu avalio meu empreendimento de outra forma, e assim vou conseguir ampliar minha produção”, disse Karen.

 Curso de Piscicultura forma duas turmas em Pedrinópolis

Também produtor de tilápia, Maycon Fernando Almeida Carneiro se empenhou em reunir os participantes com o intuito de ajudar mais pessoas a se interessarem por uma nova profissão.

“Eu senti a necessidade de trazer para Pedrinópolis, que eu posso dizer que é um centro de piscicultura em nossa região, uma forma de capacitar meus colaboradores e novos profissionais, além de mostrar ao município que é possível desenvolver um polo para a criação de peixe, produzindo cada vez mais com consciência e sustentabilidade. O Senar nos ajudou nos detalhes que fazem a diferença e é isto que nós estávamos procurando. Nota 10!”, elogiou.