A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceria com a Emater-MG – ambas vinculadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) –, juntamente com  a Articulação Mineira de Agroecologia (AMA) e a Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (Amefa), promove, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, o 6º Encontro Regional de Agroecologia.

O evento, com o tema "Construindo a Agroecologia no Vale do Piranga", será dividido em duas etapas: a primeira, online, será composta por oficinas, palestras, debates e intervenções culturais. Já a segunda, presencial, está prevista para acontecer em outubro de 2021. As inscrições gratuitas já podem ser feitas pelo site.

"Os Encontros Regionais de Agroecologia são caracterizados pelas apresentações da pesquisa e da extensão, pelos diálogos, pelo intercâmbio de experiências, além dos importantes momentos culturais e de “trocas de sementes”. Neste ano, apesar do formato diferente, teremos uma série de atividades e um espaço para a interação virtual com o público. Em 2021 esperamos poder nos encontrar pessoalmente em Oratórios", projeta a coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da Epamig, Madelaine Venzon.

A programação terá início no dia 8 de dezembro, às 17h30, com apresentações institucionais dos organizadores, debates e interação com o público. No dia 9, também a partir das 17h30, serão realizadas oito oficinas temáticas sobre controle de pragas e doenças, Farmácia Verde, Hortaliças PANC, café orgânico, produção agroecológica de ovos, manejo ecológico de solos, sistema agroflorestal, e homeopatia no tratamento animal. Como haverá cursos simultâneos, os participantes devem optar pelos temas no momento da inscrição.

Encerrando as atividades virtuais, a AMA vai realizar, no dia 10 de dezembro, às 18h, a oficina "Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro", na qual serão apresentados os resultados da sistematização de políticas públicas municipais de apoio à Agricultura Familiar, à Agroecologia e de Promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Nos três dias de evento, a programação será em encerrada com apresentações artísticas.



Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig