O ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, fará a palestra “Perspectivas da economia brasileira” na abertura da Femec, na próxima quarta-feira, dia 22 de março, às 10 horas, no Parque de Exposições Camaru. A organização da Feira do Agronegócio Mineiro espera receber mais de 40 mil produtores rurais entre os dias 22 e 25 de março, de quarta-feira a sábado, das 8h00 às 20h00. A Femec oferecerá entrada e estacionamento gratuitos para visitantes e expositores de sua 6ª edição.

Abertura da Femec terá presença do ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega


A perspectiva de recorde de produção nesta safra anima produtores rurais brasileiros que vislumbram a possibilidade de renovarem os parques de máquinas este ano nas propriedades rurais. De acordo com Pedro Estevão Bastos, presidente da CSMIA - Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, associados estimam que em 2017 as comercializações do setor sejam 15% maiores quando comparadas a 2016. “As vendas neste início de ano estão maiores em relação ao mesmo período no ano passado, os desembolsos de financiamentos de máquinas agrícolas pelo Moderfrota cresceram 30%”, afirma o presidente. “A base de comparação de 2016 é muito baixa, em janeiro do ano passado a confiança do agricultor em fazer investimentos era muito pequena devido às turbulências políticas do período”, revela.

A expectativa da organização é que os números do evento em Uberlândia acompanhem o cenário nacional. Para o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Fonseca, o anúncio de liberação de R$ 12 bilhões para o pré-custeio agrícola pelo Banco do Brasil para a safra 2017/18 deve animar produtores. “Durante o evento, as instituições financeiras que mantém relacionamento com agricultores trabalham para garantir o acesso às linhas de financiamento disponíveis para a atividade”, ressalta.

A Femec reúne em um mesmo espaço diferentes marcas de máquinas agrícolas como tratores, plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores, equipamentos para produção de leite como ordenhadeiras mecânicas, vagões e tanques de expansão, implementos para preparo de solo e produção de silagem, além de veículos utilitários e de passeio, entre outros insumos como sementes e fertilizantes. O formato do evento permite que o produtor rural faça comparações entre marcas e modelos, e defina seus investimentos com o melhor preço e condições de pagamento. As empresas expositoras praticam em Uberlândia as mesmas tabelas e prazos oferecidos nas principais feiras do Brasil.

Confira as atividades programadas para a Femec 2017:

Femec terá competição equestre com renda doada para a AACD

A Associação dos Cavaleiros do Camaru (ACC) promoverá, no dia 25 de março, durante a Femec 2017, a 1ª Prova Tambor Solidário ACC Sindicato Rural de Uberlândia. A competição acontecerá na pista de areia do parque Camaru, a partir das 10 horas. O evento visa arrecadar recursos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Feirão Cavalos e Cia promete oferecer bons negócios

Neste ano, a 3ª edição do Feirão Cavalos e Cia será realizada durante a Femec. O evento que foi sucesso em 2014 e 2015 promete oferecer bons negócios para produtores rurais. Nos quatro dias de feira serão ofertados 16 animais prontos para trabalho e lazer, das raças Quarto de Milha e Mangalarga Machador. A modalidade de comercialização no Feirão permite negociação direta entre vendedor e comprador, sem cobrança de comissão e com possibilidade de parcelamento. Os animais estarão disponíveis para apreciação e teste nas baias do Tatersal de Elite do parque.

Touros PO e matrizes selecionadas estarão à venda pelo Pró-Genética na Femec

A Femec se complementará com a oferta de touros PO e fêmeas selecionadas pelo Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais (Pró-Genética) que acontecerá durante a Femec. Nos dias 22, 23 e 24 de março, nos currais do tatersal convencional de leilões do parque Camaru, exemplares de raças bovinas com aptidões específicas estarão à venda. Entre eles serão disponibilizados exemplares das raças Nelore, Senepol, Guzerá, Tabapuã, entre outros.

Campos demonstrativos receberam plantio de milho e soja para a Femec

Sucesso no ano passado, a Femec 2017, apresentará novamente, de forma prática, a aplicação da tecnologia em sementes de soja e milho, além de defensivos nos campos demonstrativos, que foram preparados para plantio no início de dezembro do ano passado. O projeto possibilitará que agricultores conheçam opções de sementes de diferentes fornecedores em um mesmo local sem terem que sair da cidade. Normalmente essa tecnologia é apresentada somente em Dias de Campo, eventos restritos promovidos por empresas em propriedades rurais.